Você pode ter dado uma viajada pelo meu site, lido que sou Gestalt-terapeuta e estar se perguntando: “Mas o que é essa tal de Gestalt-terapia? Como é que ela vai me ajudar na prática com o problema que estou passando?”
Antes de abordarmos isso, acho interessante dar um breve histórico sobre essa abordagem…
Você deve ter ouvido falar que existem várias abordagens e cada psicólogo escolhe uma linha teórica que tem mais a ver com ele para atuar, não é?!
A Gestalt é uma abordagem da terceira força da Psicologia, isso significa que ela surgiu após algumas outras, como a Psicanálise e TCC, por exemplo. Ela surge após uma crítica às anteriores, Perls acreditava que outros aspectos no ser humano precisavam ser considerados, então complementou com aquilo que ele considerou relevante para o crescimento humano.
A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica ampla e prática!
Mas chega de história! Vamos entender como ela enxerga o ser humano e como ajuda na prática nas suas questões existenciais e emocionais.
Então, durante as sessões irei focar em:
Aqui e agora: Um dos principais focos é a atenção ao presente, ao "aqui e agora". encorajo as pessoas a estarem conscientes de suas experiências atuais, em vez de se prenderem a pensamentos sobre o passado ou preocupações com o futuro. De fato, o presente é a única realidade sob nosso controle, o passado já foi e o futuro é incerto. Ainda que eu possa explorar aspectos do passado, me volto pra isso pra entender melhor a pessoa que busca ajuda e pra atualizar e ressignificar aspectos do passado que perturbam o presente. Ou seja, atuo com o passado e futuro que perturbam o presente. O objetivo aqui é atuar na Culpa disfuncional, na Insegurança, nos sintomas Ansiosos e Depressivos.
Holismo: Considero que mente, corpo e ambiente estão interligados e influenciam-se mutuamente. Busco entender como esses aspectos se integram na experiência de cada pessoa. Logo, um sintoma ou sensação física, ou algo que ocorre numa relação ou no ambiente, podem afetar a mente e as emoções, e vice-versa. Meu principal objetivo aqui é tratar somatizações, que são sintomas físicos gerados por uma desregulação emocional, além de ajudar a resolver conflitos internos e de Relacionamentos.
Autoconsciência e autoresponsabilidade: Promovo a autoconsciência e a responsabilidade pessoal. Encorajo a reflexão sobre como as próprias escolhas e ações afetam a vida e as relações. Aqui objetivo afetar positivamente sua Autoestima e seus Relacionamentos, tornar você protagonista da sua história, enxergando e buscando no ambiente o que é nutritivo pra você.
Questões inacabadas: Preocupo-me com questões não resolvidas, ou "gestalts inacabadas", ajudando você a encontrar resolução e fechamento para experiências vividas. Um ponto importante trabalhado aqui é ajudar a desfazer ressentimentos e na conquista de seus objetivos de vida, uma vez que questões mal resolvidas podem bloquear o sucesso na vida.
Experimentação: Utilizo técnicas experimentais, como a dramatização, o corpo e o movimento, a arteterapia, a relação terapêutica em si, para explorar sentimentos, pensamentos e comportamentos. Aqui meu foco é dar potência a terapia.
A Gestalt-terapia é dinâmica, criativa e adaptada às necessidades de cada indivíduo, ajudando as pessoas a entenderem a si mesmas, a melhorarem suas relações e a viverem de forma mais integrada.
Então me diz aí, a Gestalt-terapia fez sentido pra você?
Se fez, clique no botão abaixo e fale comigo, se ainda não sabe e precisa testar, me chama também e vamos dar início a sua jornada de saúde mental!